quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blogueiros unidos contra a pobreza mundial



Hoje, dia 15, blogueiros do mundo inteiro estão se mobilizando para discutir a pobreza mundial. Trata-se do Blog Action Day, um evento sem fins lucrativos que propõe essa mobilização com o objetivo de gerar uma consciência e iniciar uma discussão global sobre o tema.

Atualmente, um dos mais graves problemas mundiais é a fome, que afeta mais de 923 milhões de pessoas no mundo inteiro. Só aqui no Brasil são cerca de 15 milhões.

Considerando que no Brasil a raiz do problema da fome é política e econômica, ou seja, ela é consequência da falta de recursos da população mais pobre para comprar alimentos, nós podemos contribuir para mudar esse quadro. Como? É só cada um fazer a sua parte, cobrando dos nossos governantes políticas públicas eficazes para combater a fome e a pobreza , por meio da geração de empregos e aumento de renda. Somente assim o problema da fome poderá ser equacionado em nosso País, pois políticas compensatórias de doação de alimentos como tradicionalmente são feitas - e com as quais nós, como um povo solidários que somos,contribuímos - são paliativas e, por isso mesmo, ineficazes.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, eu postei acima uma foto (crédito: Arnaldo Carvalho) que retrata um pouco da miséria que assola o nosso País. Espero que toda vez que você pensar em cruzar os braços e exclamar em alto e bom som "eu não gosto de política", lembre-se dessa imagem e pense que você também pode ser responsável por esse triste quadro que ainda existe em nosso Brasil. Mas juntos nós podemos mudar isso. Parafraseando Barack Obama, yes, we can!

Nenhum comentário: