quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O velho PMDB

Hoje, lendo Fábio Campana, deparei-me com uma declaração do deputado estadual Reinhold Stephanes Junior sobre o seu partido, o PMDB. Em debate com o líder Luiz Claudio Romanelli, na Assembléia, o deputado declarou: “Não aguento mais o PMDB velho de guerra, que já passou, foi superado e deve ser enterrado” .

Tal frase me fez lembrar da fundação de um outro partido, o PSDB. Pra quem não sabe, o PSDB surgiu de uma dissidência do PMDB. Quase todos os fundadores do Partido integraram o chamado "PMDB histórico”. A decisão de formar um novo partido vinha amadurecendo desde o final de 1987, pois dentro do PMDB havia uma forte tendência a para a formação de um novo partido, de cunho socialista democrático.

As lideranças que fundaram o PSDB sempre defenderam a necessidade de que o País contasse com um sistema partidário pluralista mais sólido, com agremiações organizadas em torno de projetos políticos. Por algum tempo, acreditaram que seria possível fazer com que o PMDB evoluísse de sua condição de frente de oposição ao autoritarismo para a de autêntico partido, pois, para essas lideranças, o tempo da resistência à ditadura havia passado. Então era chegado o momento de construir uma democracia moderna e estável. Para isso, era preciso fortalecer e atualizar a ação política em torno dos princípios que já se encontravam estabelecidos no programa peemedebista, rejeitar as adesões consideradas pelos seus fundadores como oportunistas e não mais tolerar que membros do partido agissem de forma contrária à ética e aos postulados partidários.

A fundação do PSDB foi resultado de desejos e esforços comuns de dissidentes do PMDB que acreditavam que o antigo partido já não atendia os anseios de uma nação que estava saindo do regime militar e aspirava por uma democracia moderna e estável.

Parece que de lá pra cá, o PMDB não mudou muita coisa, pois o partido não consegue acompanhar as mudanças no nosso cenário político. E, ao que tudo indica, o partido terá novos dissidentes...a caminho do PSDB, quem sabe!

Nenhum comentário: