quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Michael Moore lança filme sobre eleições grátis na Internet

O cineasta Michael Moore lançou na terça-feira seu novo documentário gratuitamente pela Internet, na esperança de incentivar os jovens norte-americanos a votar na eleição presidencial de novembro, de preferência em Barack Obama.

No longa "Slacker Uprising" ("A revolução dos preguiçosos"), Moore percorre Estados que seriam decisivos na eleição presidencial de 2004. Em nota, o engajado diretor de "Fahrenheit 11/9" disse que o lançamento gratuito - em vez de nos cinemas - é "um presente para os meus fãs."

"O único retorno que esperamos é o maior comparecimento dos eleitores jovens às urnas em novembro", disse Moore.

Embora o documentário aborde os esforços do diretor para levar jovens de todo o espectro político às urnas, ele não esconde que o filme é também "um tributo aos jovens eleitores que vão salvar este país de mais quatro anos de governo republicano".

Michael Moore vem fazendo carreira como cineasta engajado. Em 1989, investiu contra as grandes corporações com "Roger & Eu". Em 2002, o alvo foi a indústria de armas ("Tiros em Columbine", que ganhou o Oscar), e em 2007 foi o setor de saúde ("SiCKO").

Ele incentivou os fãs a baixarem, passarem por email e compartilharem o filme, que custou 2 milhões de dólares. Recomendou também que seja exibido em escolas, faculdades, igrejas e centros comunitários. "Não quero ver um tostão disso", afirmou.

Ele disse que vários sites, como iTunes e Amazon.com, oferecem o filme em "streaming" ou para baixar gratuitamente.

O lançamento foi acompanhado de um bate-bapo de uma hora com os fãs. Centenas de eleitores de Obama responderam nos fóruns do site www.slackeruprising.com, agradecendo Moore pelo filme.

"Nossa, realmente gostei do filme. Mandei para todos os amigos no yahoo, myspace, facebook. Não dá para ter outro republicano na Casa Branca. Vote Obama-08", escreveu o usuário Don.

Para os excluídos digitais, o documentário também está disponível em DVD de baixo custo.

Fonte: Agência Reuters

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco