sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Minhas impressões

Vocês acreditam que eu ainda não consegui assistir aos programas políticos dos nossos prefeituráveis? Sei que estou em dívida com vocês, querido leitores!

Pra amenizar a minha culpa, eu vou comentar a performance dos candidatos a Prefeito na série de entrevistas promovida pela RCP e que vai ao ar no Paraná TV – 2ª edição. Mas não vou falar de todos não, digamos que eu fiz uma seleção de acordo com o nível de representatividade dos candidatos. Como este blog ainda não tem a mesma importância que a Rede Globo, eu não corro o risco de ser processada por um dos candidatos como aconteceu no Rio de Janeiro, onde um dos candidatos alegou falta de isonomia no tratamento dado aos políticos por aquele veículo.

Então vamos ao que interessa?

Ricardo Gomyde - Na quarta-feira, dia 20, o entrevistado foi o candidato Ricardo Gomyde (PC do B). Na minha opinião, Gomyde se saiu muito bem. De fala fácil, quando olhava para câmera parecia que estava conversando com o eleitor frente a frente. Isso pode parecer bobagem, mas é importante que ao se dirigir ao telespectador o candidato não grite como se estivesse num palanque, afinal naquele momento ele está entrando na casa das pessoas. Como sempre ele defendeu o esporte como saída para alguns dos principais problemas da cidade e falou da sua experiência administrativa como Secretário de Esportes do Estado. Foi firme, seguro, respondeu muito bem todas as perguntas do entrevistador e estava muito elegante de paletó com uma gravata vermelha e dessa vez sem aquele botton com o número 65 que ele ostentava no debate da Band. Gomyde consegue transmitir jovialidade modernidade, mas apesar de tentar se mostrar preparado para ser prefeito de Curitiba, eu acho que lhe falta experiência e maturidade política. Daqui a 20 anos, quem sabe né? Assim como no debate na Band, Ricardo Gomyde conseguiu vender bem o seu peixe.

Carlos Moreira – Ontem, dia 21, foi a vez do candidato Carlos Moreira (PMDB), apoiado pelo governador Roberto Requião. Durante a entrevista, Moreria me lembrou bastante Cristovão Buarque ao falar de educação, quando afimrou que nenhuma grande mudança ocorre sem educação. Já ouvi isso antes, em algum lugar ou numa eleição. Moreira defendeu que a solução dos nossos problemas passa pela questão educacional, por isso ele propõe o aumento dos recursos destinados a essa área. Quando perguntado sobre os problemas de trânsito na cidade, ele falou da necessidade de construir trincheiras e viadutos para desafogar o trânsito em alguns pontos críticos da cidade. Ao tratar do tema segurança, o candidato falou que é complicado tratar desse tema de forma isolada, pois ele acredita que a questão da segurança passa por uma série de ações conjuntas que evitam conflitos sociais, e então quis jogar a responsabilidade pelo crescimento da violência em Curitiba na administração municipal, ao afirmar que “cidades no Paraná com a mesma polícia militar são mais seguras que Curitiba”. O entrevistador lembrou o candidato que segurança é uma responsabilidade do estado, ou seja, do seu padrinho político Roberto Requião. No geral, achei a entrevista de Carlos Moreira boa, mas ele parecia muito nervoso, mexia bastante as mãos e olhava mais para o apresentador do que para a câmera, ou seja, faltou dialogar mais com os telespectadores. Moreira usava uma camisa azul quase da mesma cor que o fundo do cenário. Ainda bem que ele estava com um paletó mais escuro, caso contrário ia ficar muito mal no vídeo. São detalhes pequenos, mas que a assessoria do candidato deve ficar atenta, pois uma boa imagem no vídeo vale muito.


Amanhã tem mais!

Um comentário:

Maria Paraguaçu Cardoso disse...

Comentário que recebi por e-mail e que me deixou muito feliz:

Gostei da proposta, do conceito, do tom.Vou acompanhar pelo seu blog, notícias da sua cidade.

Parabéns!

Abs, Celso.