sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Projeto Jovem Nota 10


Na noite do dia 27 de outubro, eu vivi um momento muito especial da minha vida ao participar, na Câmara Municipal de Curitiba, da sessão solene de entrega de diplomas de conclusão de curso para mais 40 jovens formados pelo Projeto Jovem Nota 10, do qual faço parte voluntariamente e com muito orgulho.

Para quem ainda não conhece o Projeto Nota 10, trata-se uma iniciativa da Ong Geração Antidoping, voltada à capacitação profissional de jovens carentes, com o objetivo de contribuir para o seu ingresso no mercado de trabalho.

No projeto, são oferecidos de forma gratuita cursos de informática (digitação, informática básica, web-design, autocad), de línguas estrangeiras como inglês, espanhol, italiano, além de aulas de marketing e empreendorismo, música, street dance e teatro. Oferece, ainda, o curso pré-vestibular como excelente chance de ingresso na faculdade.

O PJN 10 oferece, ainda, o curso pré-vestibular como excelente chance de ingresso na faculdade.

Todos esses cursos são ministrados por profissionais voluntários que enxergam no Projeto Jovem Nota 10 uma oportunidade de contribuir para mudar a história de vida de um jovem que, muitas vezes, não tem a chance de se preparar para o mercado de trabalho de forma adequada.

Essa sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba foi proposta pelo vereador Pastor Valdemir Soares, um dos fundadores do Projeto aqui no Paraná. Durante o evento, ele ressaltou a importância da determinação dos que ensinam e dos que aprendem. “É uma gota no oceano de lamentáveis ocorrências na juventude brasileira. Porém, estamos fazendo a nossa parte. E isso já é um passo no caminho do amanhã, para a justiça social que desejamos”, falou.

No momento em que o Pr Valdemir falou isso, eu fiquei pensando uma coisa: muitas vezes, nos indignamos com a violência urbana, com a pobreza que assola grande parte da população, com a falta de oportunidades paras os nossos jovens, com a prostituição infantil, com o tráfico de drogas, com os crimes de pedofilia, mas nós simplesmente cruzamos os nossos braços, nos sentindo impotentes diante de tanta mazela. Nos esquecemos que nós também somos responsáveis por essa situação deplorável, seja por comodismo, seja porque não cobramos de nossos governantes soluções eficazes para esses problemas ou simplesmente porque votamos mal na hora de eleger os nossos representantes.

Além das atitudes que podemos tomar ao invés de simplesmente cruzarmos os braços , ainda temos o trabalho voluntário que é uma excelente oportunidade de mudar vidas, como eu coloquei aí em cima. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, e toda a a sociedade.

Quando entrei no Projeto Jovem Nota 10, contribuindo na coordenação do cursinho pré-vestibular junto com o Gerson, a Regina e a Hanna, semprei achei que a minha contribuiçã era muito pequena, mas depois dessa noite tenho a certeza que fazer a diferença na vida de uma pessoa, mesmo que seja só dedicando algumas horas do nosso tempo, é algo grandioso porque provoca uma mudança incrível dentro da gente, fazendo com que nos sintamos mais úteis e com a certeza que nós podemos fazer mais pelas pessoas, pelas famílias, pelas comunidades, pelo nosso Brasil. Sem contar que voluntariado é também uma oportunidade para se fazer novos amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

Seja você também um volutário!


Nenhum comentário: