segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Parabéns ao Senador Marcelo Crivella!

Na reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, no último dia 12, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) aprovou emenda orçamentária no valor de R$ 20 milhões, para aquisição de um acelerador de partículas utilizado na produção de radiofármacos.

Essas substâncias são fundamentais para o diagnóstico precoce de tumores cancerígenos.
“Hoje, a sobrevida de um paciente com câncer, e são muitos espalhados pelo nosso vasto território, depende de um diagnóstico precoce e que pode ser feito com precisão pelos radiofármacos. O Brasil tem um equipamento para isso, mas com 38 anos de uso está obsoleto. Com essa emenda, que aprovei no orçamento da União, poderemos comprar um equipamento novo, com tecnologia de ponta e de muito melhor produção. Isso irá salvar muitas vidas no Brasil”, justifica Crivella.

O novo cíclotrons triplicará a capacidade de produção de radiofármacos. Com isso, o Instituto de Engenharia Nuclear se tornará um centro de excelência e de referência na América do Sul nesse tipo de diagnóstico.

“O vice-presidente da República é exemplo de um paciente com câncer que consegue sobreviver porque, com os exames que faz com radioisótopos, descobre o tumor ainda precoce”, conclui o senador.

Fonte: Folha Universal

Iniciativas como essa devem ser amplamente divulgadas e aplaudidas, pois podem salvar milhares de vidas. Parabéns ao Senador Marcelo Crivella!

Nenhum comentário: