quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Notícia fresquinha mas que não é novidade para ninguém

Da Folha Online

Aécio diz que vai disputar prévia do PSDB para escolha do candidato de 2010

O governador de Minas, Aécio Neves, disse hoje estar disposto a disputar prévias para escolha do candidato do partido para a eleição presidencial de 2010. Aécio é um dos nomes fortes do PSDB para encabeçar a chapa tucana. Mas o PSDB tem outro nome forte para a disputa de 2010: o governador de São Paulo, José Serra.

Os governadores Aécio Neves (Minas Gerais) e José Serra (São Paulo) podem vir a se enfrentar nas prévias do PSDB para 2010.

"Eu estou decidido a disputar qualquer prévia. O que eu tenho a dizer é que a prévia é um instrumento à disposição do partido e que deve ser regulamentado. Se chegarmos a um entendimento no ano que vem, melhor ainda porque houve um consenso das bases do partido", disse ele após participar de um congresso com prefeitos eleitos em Minas.

No entanto, ele disse que as prévias só devem ocorrer se houver disputa. "Se chegarmos a algum entendimento, e isso é possível também, não há necessidade de prévias. Mas elas não podem ser descartadas. Acho mais, acho que elas devem ser regulamentadas internamente pelo diretório nacional do partido para que estejam à disposição do PSDB. Se houver a necessidade de ouvir as bases em razão da existência de mais de um candidato postulando a indicação do partido, o que é absolutamente legítimo."

Ontem, o líder do PSDB no Senado, Valdir Raupp (RO), defendeu que o partido lance candidatura própria em 2010 e acenou para Aécio. "Deveríamos aproveitar o momento para preparar um nome nacional. Toda vez que se avizinha eleição presidencial, ficam três ou quatro na disputa. Eu acho que tinha que preparar agora um único nome nacional", afirmou.

Raupp não descartou que Aécio Neves migrasse para o PMDB caso os tucanos escolham Serra como candidato do partido à Presidência da República. "Só não precisamos dessa nacionalização do candidato se o Aécio se filiar ao PMDB", disse Raupp.

Hoje, Aécio negou a intenção de se filiar ao PMDB. Mas afirmou que tem a disposição de costurar uma aliança ampla incluindo o PSDB, o PMDB, o DEM e o PPS.

"Eu estou no PSDB, feliz no PSDB e acho que o PSDB pode se construir, quem sabe com o próprio PMDB, obviamente com os democratas que já estão conosco há algum tempo, com o PPS, com alguns outros partidos, uma aliança ainda mais ampla para conduzir um novo projeto. Acho que o meu papel é muito mais de aproximação do PMDB do que qualquer outro", disse Aécio.



Falei com a minha amiga japa Ju Miura, lá de Brasília, e ela reclamou do calor. Falou que está quase derretendo...que nem esse lindo cachorinho, acredito eu! Rá.

Ai, que delícia de calor!

Ontem (28), Brasília registrou o dia mais quente da sua história, 35,8 graus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Nossa, como eu queria estar lá!

Podem me chamar de louca, falar que isso é consequência do aquecimento global, etc e tal, mas eu prefiro um calor de rachar do que esse tempinho com ceú cinza acompanhado de uma garoa insuportável, que teima em fazer aqui em Curitiba em plena primavera, que aliás é (ou era) a minha estação preferida. Pô, ninguém merece!

Ainda bem que vou ficar 10 dias em Salvador. Tudo bem que vou a trabalho, mas pelo menos lá tem sol, céu azul, praia e, de quebra, vou reencontrar pessoas queridas, amigos que tenho espalhados por esse imenso Brasil que também estarão na capital baiana!

Ah, vou dar uma esticadinha até o Morro de S. Paulo. Bom né?

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O tucano quer voar alto!

Comenta-se nos bastidores da política, que, com o fortalecimento da liderança de José Serra devido à vitória de Gilberto Kassab na última eleição em São Paulo, o PSDB poderá formar uma chapa somente com integrantes de seu ninho: José Serra sairia candidato à Presidência, tendo como vice o mineiro Aécio Neves. A idéia partiu de FHC, que deseja unir as duas principais lideranças de dois dos maiores estados brasileiros. Segundo ele, seria uma chapa imbatível!

Aécio, que conseguiu eleger o poste (
ops!!!), Márcio Lacerda em Belo Horizonte, também saiu pra lá de fortalecido da eleição de domingo. Por esse motivo, o PMDB (que não quer larga o osso nunca!) deverá assediar o governador mineiro, pois deseja lançar candidato próprio em 2010 e Aécio seria o nome mais cogitado.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Série A: Corinthians, aqui é o seu lugar!

ÔÔÔ...CORINGÃO VOLTOOOOOOU!



Gilberto Kassab, do DEM, se reelegeu em São Paulo com 60,7% dos votos. Marta Suplicy do PT teve 39,3%.

No Rio de Janeiro, numa eleição acirradíssima, Eduardo Paes, do PMDB, venceu com 50,8% dos votos contra 49,2% de Gabeira.

Em Belo Horizonte, o fenômeno Mário Lacerda tornou-se o novo prefeito. Ele obteve 59,12% dos votos válidos. Leonardo Quintão, do PMDB, 40,88%.

Mas nada disso tem importância para esta blogueira. Hoje, o que importa mesmo é que o meu Corinthians está de volta à primeira divisão do Brasileirão, para a alegria de uma imensa, apaixonada e fiel torcida!

* Essa foto aí em cima eu "roubei" do blog eneaotil, da Leonor Macedo, corintiana, jornalista e dona de um texto de dar inveja. Já o autor da foto é o Daniel Kfouri.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Domingo tem 2º turno

No próximo domingo, em algumas cidades brasileiras, os eleitores voltarão as urnas para o 2º turno das eleições. E as atenções estão voltadas principalmente para a cidade de S.Paulo para a disputa entre Marta Suplicy, do PT, e Gilberto Kassab, do DEM, que tem como o seu principal aliado o PSDB, alinça esta liderada pelo governador José Serra.

Mas todo mundo está de olho mesmo é em 2010. Depedendo do que vai acontecer no próximo domingo, alguns presidenciáveis sairão fortalecidos, como é o caso de Serra, se Kassab confirmar o que as últimas pesquisas apontam. Segundo os analistas políticos, Marta só vence se acontecer uma tsunami nesses últimos dias que antecedem a votação. Por isso, a candidata deverá apostar toda as suas fichas no debate desta noite.

Outra eleição que promete fortes emoções é para prefeito de BH, onde pode acontecer uma vitória eleitoral do govenador de Minas Aécio Neves, com a eleicão do seu candidato Mário Lacerda, que envolve uma aliança entre PSDB e PT, o que num cenário nacional é improvável, utópico.

Em 2010, a polarização entre PSBD e PT deve se repetir, como ocorreu nas últimas eleições presidenciais. É do PSDB que deverá sair o principal adversário do PT. Só não se sabe quem: Aécio ou Serra? Ou ainda Serra e Aécio numa mesma chapa! Tudo vai depender dos resultados nessas duas capitais que integram os dois maiores colégios eleitorais do País.


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Carlos Ayres Britto defende mais liberdade para propaganda eleitoral na web

Do Portal Comunique-se*


Depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou sites de jornais impressos a publicarem opinião sobre os candidatos e partidos políticos a fazerem propaganda eleitoral em seus sites, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, defendeu o uso “desembaraçado” da internet para fins de propaganda política nas próximas eleições, em 2010.

Ele afirmou que a legislação eleitoral terá que ser mudada, “seja pela via legislativa, seja pela declaração de inconstitucionalidade das restrições”.

Na semana passada, o TSE decidiu alterar a Resolução 22.718 para permitir que sites de jornais divulguem informações sobre candidatos. Na verdade, o Tribunal negou mandado de segurança apresentado pelo Estado de S. Paulo e pela Agência Estado, mas o Ayres Britto propôs a alteração com o objetivo de tornar a resolução mais clara.

O Estadão e a AE questionavam as restrições impostas no artigo 21 da resolução eleitoral, proibindo a veiculação de opinião favorável ou contrária a candidato, partido político ou coligação.

(*) Com informações da Folha de S. Paulo.

Essa notícia é café quente!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A estupidez humana

Eu não poderia deixar de comentar aqui o triste episódio ocorrido em Santo André que resultou na morte da adolescente Eloá. Assim como todos que acompanharam esse calvário que durou cerca de 100 horas , eu esperava um desfecho diferente para o caso. Também fiquei chocada com a morte prematura da adolescente. Chorei em frente a TV. Mas daí parar tudo para acompanhar o velório e o sepultamento de Eloá também não, né?

Acabei de ler no portal de notícia G1 que mais de 12 mil pessoas acompanharam o enterro hoje pela manhã. Daí eu me pergunto: esse pessoal não trabalha, não estuda, não tem casa, filhos para cuidar ou mesmo uma causa para lutar? Mais do que um gesto de solidariedade, isso é bisbilhotice. Deixem para a família a dura tarefa de enterrar os seus mortos. Esse momento deveria ser só da família da menina Eloá. A dor e o sofrimento dessa família já foi mais do que explorado pela mídia que nem fratura exposta.

Também li em vários jornais que especialistas apontam sucessivos erros da polícia na condução do episódio. Eu,que sou leiga no assunto, concordo. Erraram intencionalmente? Claro que não. Falta de preparo? Talvez.
Rodrigo Pimentel, ex-BOPE e co-autor do livro Elite da Tropa e roteirista do filme Tropa de Elite, afirmou em entrevista que se a polícia dispusesse de uma microcâmera, do tamanho do chip, não teria feito a opção pela invasão, porque ia perceber que a porta tinha obstáculos e os 14 segundos que a equipe policial perdeu na porta foi o tempo para acontecer a tragédia. Segundo Pimentel, um equipamento super necessário, baratíssimo que custa menos que uma viatura policial, mas que nenhuma unidade tática no Brasil dispõe. E lá se foi mais uma vida. Esse fato mostra claramente que a nossa polícia não está devidadamente preparada e equipada para situações como a que ocorreu em Santo André.

Agora eu pergunto: a culpa foi mesmo só da polícia? A verdade é que falta investimento em segurança pública e nós temos que cobrar isso de nossas autoridades. Caso contrário, continuaremos a ver multidões acompanhando velórios e sepultamentos todos os dias até o País parar de funcionar ou até nós nos acostumarmos de vez com essa violência e acharmos normal que vidas sejam ceifadas por "amor" e então celebraremos a estupidez humana. Sem perplexidade, sem comoção nacional.

Mariah gasolina...

...porque eu sou louca por carro, por ESSE carro!


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Imagem é tudo!

Para quem pensa que,numa campanha política, a aparência não conta e nem ganha voto, veja a opinião dos especialistas em moda, em matéria exibida pelo Jornal Hoje, da Globo, no mês de agosto deste ano:

Dizem que não se deve julgar pelas aparências, mas é só botar fotos dos dois, lado a lado, para adivinhar quem é o mais liberal e o mais conservador.

Barack Obama já ganhou uma eleição de John Mccain. Ele foi escolhido o mais fashion. A opinião é de Donatela Versace, que disse ter inspirado a coleção verão 2009 no senador negro.

Segundo Donatela, Obama é um ícone da elegância. Um homem que não precisa flexionar os músculos para mostrar que tem poder.

O estilista Carlos Miéle disse que, nas roupas, Obama transmite uma mensagem de modernidade.

“Eu acho que o Obama, quando fala com pessoas mais simples, está vestido de maneira mais simples, sem gravata, até sem paletó. E quando está se comunicando com a elite, ele procura uma coisa bastante sofisticada e dentro das tendências de moda”, analisou Miéle.

McCain usa o tom sóbrio, mas também já marcou pontos pela elegância. Quando tinha 42 anos conquistou a atual mulher, rica e 18 anos mais nova. Ela disse que foi atraída porque ele ficava muito bem num uniforme da Marinha.

Em política, uma boa imagem vale bem mais do que mil votos. Foi o que descobriu o senhor que até no Museu de Cera de Nova York está bem alinhado. John Kennedy ganhou uma eleição ajudado, em parte, por um terno bem escolhido.

No primeiro debate presidencial transmitido pela tevê, Richard Nixon apareceu usando terno cinza, que ficou péssimo na tela em preto-e-branco. Kennedy vestia um terno escuro e tomou a precaução de usar maquiagem.

Depois de eleito, ele e a mulher, Jacqueline, passaram a ditar moda nos Estados Unidos. Muitos já perceberam que Michelle Obama usa colar de pérolas grandes, como Jackeline. Mas, segundo analistas de moda, ela conseguiu construir um estilo próprio, que transmite a imagem de uma mulher bem sucedida.

Cindy McCain não fica atrás. Mês passado, ela foi tema de reportagem da revista "Vogue". Chamou atenção o fato de que, aos 54 anos, usava calça "zero", o tamanho das modelos. Cindy usa roupas caras, de grife, mas sem exageros.

“A figura do casal é muito importante nos Estados Unidos, não é? E eu acho que os dois casais tão muito bem juntos, cada um no seu estilo e completamente oposto”, concluiu Miéle

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O velho PMDB

Hoje, lendo Fábio Campana, deparei-me com uma declaração do deputado estadual Reinhold Stephanes Junior sobre o seu partido, o PMDB. Em debate com o líder Luiz Claudio Romanelli, na Assembléia, o deputado declarou: “Não aguento mais o PMDB velho de guerra, que já passou, foi superado e deve ser enterrado” .

Tal frase me fez lembrar da fundação de um outro partido, o PSDB. Pra quem não sabe, o PSDB surgiu de uma dissidência do PMDB. Quase todos os fundadores do Partido integraram o chamado "PMDB histórico”. A decisão de formar um novo partido vinha amadurecendo desde o final de 1987, pois dentro do PMDB havia uma forte tendência a para a formação de um novo partido, de cunho socialista democrático.

As lideranças que fundaram o PSDB sempre defenderam a necessidade de que o País contasse com um sistema partidário pluralista mais sólido, com agremiações organizadas em torno de projetos políticos. Por algum tempo, acreditaram que seria possível fazer com que o PMDB evoluísse de sua condição de frente de oposição ao autoritarismo para a de autêntico partido, pois, para essas lideranças, o tempo da resistência à ditadura havia passado. Então era chegado o momento de construir uma democracia moderna e estável. Para isso, era preciso fortalecer e atualizar a ação política em torno dos princípios que já se encontravam estabelecidos no programa peemedebista, rejeitar as adesões consideradas pelos seus fundadores como oportunistas e não mais tolerar que membros do partido agissem de forma contrária à ética e aos postulados partidários.

A fundação do PSDB foi resultado de desejos e esforços comuns de dissidentes do PMDB que acreditavam que o antigo partido já não atendia os anseios de uma nação que estava saindo do regime militar e aspirava por uma democracia moderna e estável.

Parece que de lá pra cá, o PMDB não mudou muita coisa, pois o partido não consegue acompanhar as mudanças no nosso cenário político. E, ao que tudo indica, o partido terá novos dissidentes...a caminho do PSDB, quem sabe!

Café com Política Americana


Olha só que idéia bacana: a rede norte-americana 7-Seven está realizando uma pesquisa eleitoral baseada no número de copos de cafés comprados no Estados Unidos. Por enquanto, vai dando Obama. No quadro geral, Obama está com 59% e McCain com 41%. Também é possível acompanhar a votação por estado. É só conferir aqui!

Ah, e não é a primeira vez que a 7-Seven faz esse tipo de pesquisa. Em 2004, o número de café vendidos apontava que Bush venceria a eleição com 51% contra 49% de Jonh Kerry.


Amei!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blogueiros unidos contra a pobreza mundial



Hoje, dia 15, blogueiros do mundo inteiro estão se mobilizando para discutir a pobreza mundial. Trata-se do Blog Action Day, um evento sem fins lucrativos que propõe essa mobilização com o objetivo de gerar uma consciência e iniciar uma discussão global sobre o tema.

Atualmente, um dos mais graves problemas mundiais é a fome, que afeta mais de 923 milhões de pessoas no mundo inteiro. Só aqui no Brasil são cerca de 15 milhões.

Considerando que no Brasil a raiz do problema da fome é política e econômica, ou seja, ela é consequência da falta de recursos da população mais pobre para comprar alimentos, nós podemos contribuir para mudar esse quadro. Como? É só cada um fazer a sua parte, cobrando dos nossos governantes políticas públicas eficazes para combater a fome e a pobreza , por meio da geração de empregos e aumento de renda. Somente assim o problema da fome poderá ser equacionado em nosso País, pois políticas compensatórias de doação de alimentos como tradicionalmente são feitas - e com as quais nós, como um povo solidários que somos,contribuímos - são paliativas e, por isso mesmo, ineficazes.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, eu postei acima uma foto (crédito: Arnaldo Carvalho) que retrata um pouco da miséria que assola o nosso País. Espero que toda vez que você pensar em cruzar os braços e exclamar em alto e bom som "eu não gosto de política", lembre-se dessa imagem e pense que você também pode ser responsável por esse triste quadro que ainda existe em nosso Brasil. Mas juntos nós podemos mudar isso. Parafraseando Barack Obama, yes, we can!

Vontade...

...de tomar banho de mar, de caminhar na praia, de ver o sol se por lá na minha terrinha, de apreciar a beleza da Ilha do Mel lá do alto do Forte, de ir ao Pacaembu ver o meu Timão jogar, de colocar no papel (ou na tela do computador)todas as minha idéias, de não fazer nada e ficar quietinha no meu canto!


sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Café com Política

Marmelada!


Candidato a vereador da cidade de Muritiba, recôncavo baiano!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O hit da eleição

“Professor Galdino, Professor Galdino: 43-0-21” foi mesmo o grande hit da última eleição na cidade de Curitiba.

Sem dinheiro para investir na sua campanha e apenas com um aparelho de som adaptado em uma bicicleta que rodou pela cidade com a sua musiquinha, Professor Galdino garantiu uma vaga na Câmara Municipal, sendo o sexto vereador mais votado, com 11.736 votos.

Segundo o professor e agora vereador, durante toda a sua campanha foram gastos apenas R$ 420,00. Tal fato daria uma belo case de marketing político: "Como se eleger vereador gastando menos de R$ 500,00". Brincadeiras à parte, o que merece destaque mesmo é a estratégia que foi adotada por Professo Galdino para chamar a atenção dos eleitores que foi a escolha de um bom jingle.

Professor Galdino usou e abusou do recurso da repetição exaustiva do seu nome e número para impregnar a mente dos eleitores. Um exemplo prático da força que os jingles têm para levar o candidato à mente e ao coração do eleitor, angariar votos e vencer as eleições.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Será que o Requião, desta vez, tem razão?!?

Todo mundo sabe que o Requião está uma fera procurando um culpado para justificar o desempenho pífio do seu candidato a Prefeitura de Curitiba na eleição de domingo.

Então, eis que na última segunda-feira, dia 6, durante um evento, Requião jogou a culpa para cima do PT e do PC do B, pois, segundo o ilustre governador, a oposição não atacou o Beto como deveria. Na ocasião, insinuou inclusive que o candidato bonitinho do PC do B, o Gomyde, cessou os ataques a Beto Richa durante a campanha porque ele deverá ser o próximo secretário de Esportes de Curitiba.

Verdade ou não, mas eu cheguei a comentar aqui sobre essa possilidade depois da troca de elogios entre Richa e Gomyde.

É esperar pra ver!

Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos, como sabê-lo?

Pra mim, blogs são que nem filhos: precisam de cuidados e atenção todos os dias, senão fica aquela sensação de abandono e culpa. Por isso, sempre relutei em tê-los com a justicativa de nunca ter tempo pra cuidar. Mas acabei mudando de idéia e resolvi entrar para blogosfera e criei o Café com Política, que aliás eu acho uma graça, o lindinho da mamãe aqui!

Acontece que nos últimos dias minha vida virou um loucura e eu quase não tenho atualizado meu blog. Tenho vontade de escrever mil coisas, mas tenho milhões de coisas para fazer. Aí me sinto como se tivesse abandonado um filho e dá aquela sensação de culpa, sabe? Daí eu penso: calma, tudo que você está fazendo agora é pensando no futuro do seu filho! Vai valer a pena!

Pois é, minha gente, sei que tô em falta com o meu blog e com vocês, mas é tudo por uma boa, ou melhor, várias boas causas: tentando entrar para o mestrado, site, minha consultoria em marketing político, emprego novo pintando, meu emprego na repartição (que fica longe da civilização!) e eu não posso esquecer o trabalho na ong, que é como se fosse um filho também. Amo! É galera, também faço trabalho voluntário.

Mesmo com tanta coisas para fazer, prometo passar por aqui todos os dias e escrever pelo menos uma notinha. Assim o Café com Política nem os meus leitores vão poder reclamar por falta de atenção.

Ah, se eu também mudei de idéia quanto a ter filhos? Nãããooooooooooooooooo, pelo menos por enquanto né?

Na busca desesperada por votos, vale tudo...

...até mesmo apertar mão de manequim!!!

Pastor Valdemir Soares, o nosso vereador!

Segundo Albert Camus,"a política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideais nem grandeza. Aqueles que têm grandeza interior não se encaminham para a política." Talvez Camus tenha mesmo razão, aliás quem sou eu para discordar desse grande filósofo?

Mas quem conhece o Pastorr Valdemir Soares sabe da sua grandeza interior e dos seus ideais e também os motivos que o levaram para política, por isso eu ouso dizer: "Caro Albert Camus, o senhor tem toda razão, porém há exceções e o Pastor Valdemir Soares é uma delas!Não pelo que ele fez, mas pelo que ele é: homem de caráter, amigo, atento aos problemas de nossa juventude, competente, humilde e, sobretudo, temente a Deus"

E antes que alguém venha até este blog e atire pedras no Pastorr Valdemir sem mesmo conhecê-lo ou me diga que eu posso me decepcionar porque político é tudo igual , eu pergunto: o que vc já fez para mudar a vida de um jovem? Enquanto vc pensa aí, eu te falo: o Pastorr Valdemir já fez muito e bem antes de entrar para política. E continuará fazendo, na política ou fora dela, como sempre fez!Esse é o seu ideal.

E se vc argumentar dizendo que não conhece nenhum jovem que contou com o apoio do Pastor Valdemir, eu te digo: muito prazer, eu sou um deles!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eu já sabia, você e todo mundo.


Como todo mundo já sabe, Beto Richa se reelegeu com uma votação recorde, atingindo a marca de 77,27% dos votos válidos, superando assim Jaime Lerner, 57%, em 1988, Rafael Greca, 52%, em 1992 e Cassio Taniguchi, 54%, em 1996.

Esse números só confirmaramm o que as pesquisas apontavam durante toda a campanha eleitoral, mas que a oposição se recusava a admitir até o dia da eleição. Aliás o advogado contratado pelo PMDB, Emerson Fukushima, tinha afirmado na última sexta-feira, dia 3, que sondagens internas realizadas pelo partido apontavam um quadro muito diferente na corrida para Prefeitura de Curitiba. Fukushima afirmou, inclusive, que Ibope, Vox Populi e Data Folha tinham armado uma esquema para favorecer Beto Richa com um clima de já ganhou.

Como se vê, era tudo intriga da oposição, literalmente falando!E mais um mico do PMDB nessas eleições assim como aquela estória de caixas pretas, entre outros, muitos outros micos protagonizados pelo partido do governador nos últimos dias.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Beto Richa vence no primeiro turno se depender de usuários do C-se

(Finalmente eu participei de uma pesquisa...rá!!!)

Da Redação do C-se

O resultado da sondagem realizada pelo Comunique-se com usuários que votam em Curitiba acompanha pesquisa realizada pelo Datafolha. Beto Richa (PSDB) está na preferência dos entrevistados e, se depender deles, não haverá segundo turno. Ele obteve 51,3% das intenções de voto. O último resultado da Datafolha aponta 68% das intenções de voto para o candidato tucano.

A sondagem foi enviada por email para pessoas cadastradas no Portal Comunique-se, com dados de Curitiba, na terça-feira (30/09). Até o fechamento desta matéria, 144 usuários responderam.


Os votos
Gleisi Hoffmann (PT) aparece em segundo lugar, com 19,3%. Segundo o Datafolha, ela tem 20% dos votos da população curitibana.

Do total de entrevistados, 7,3% deles votam em Reitor Moreira (PMDB). Bruno Meirinho (PSOL) e Ricardo Gomyde (PCdoB) tiveram, cada um, 4,0%, seguidos de Fabio Camargo (PTB), com 1,3%, Mauricio Furtado (PV), com 0,7%, e Lauro Rodrigues (PTdoB), com 0%.

Estão indecisos 5,3%, mesma porcentagem que respondeu que vai anular o voto. Apenas 1,3% disseram que vão votar em branco.

Rejeição
Dos participantes da sondagem, 25,3% disseram que nunca votariam em Fabio Camargo. Gleisi teve 18,7% de rejeição. Furtado e Gomyde tiveram, cada um, 2,7% de rejeição.

Cobertura equilibrada ou tendenciosa?
Os usuários que responderam à sondagem estão divididos quanto à avaliação da cobertura eleitoral em Curitiba. Enquanto 50,7% apontam o equilíbrio, 49,3% dizem que o trabalho da mídia tem se mostrado tendencioso.

Para aqueles que afirmaram haver uma cobertura tendenciosa, 96% acreditam que a mídia é favorável a Richa.

O Comunique-se selecionou as cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Paraná, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo para realizar as sondagens porque são os municípios com o maior número de usuários do Portal, segundo nosso banco de dados.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Segundo turno?!?

Deu no Fabio Campana

Lula não quer segundo turno. Nem eu!

"Não tem essa de esperar segundo turno, gente. Não vamos deixar para amanhã o que a gente pode fazer hoje” disse Lula, em discurso no ABC paulista.

Fica, Beto!



Comenta-se nos bastidores da política que a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, está tão desesperada com os rumos que a campanha tomou que ela está implorando para que Beto Richa fique para disputar o 2º turno com ela. Mas como o candidato nem a população cedem ao pedido de Gleisi, ela então pede para ele ficar na prefeitura até 2012. Fica, Beto!

Pobre Moreira!

Quem esperava que a chapa ia esquentar nessa reta final da campanha com novas denúncias do Reitor Moreira contra o atual prefeito Beto Richa, durante o Horário Eleitoral Gratuito (HEG), tomou uma banho de água fria com a punição sofrida pelo candidato do PMDB que perdeu seus preciososs 4 minutos e 43 segundos do HEG.

Durante a maior parte do tempo, aparecerá na tela apenas os dizeres “horário reservado à propaganda eleitoral gratuita - lei 9504/97″. Um minuto será dado à coligação de Beto Richa como direito de resposta.

Debate na TV Globo/RPC é cancelado em Curitiba

A TV Globo/RPC divulgou, ontem (30/09), nota comunicando que cancelou debate eleitoral com os candidatos a Prefeito de Curitiba. A emissora pretendia promover o debate com os seis oito candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Mas como está tudo embolado nos últimos lugares e ninguém quis abrir mão de participar do programa, a emissora resolveu então cancelar aquele que seria o último debate antes das eleições, alegando que " a experiência comprova que debates com mais de cinco não são proveitosos: o tempo destinado à discussão de cada assunto se torna exíguo demais, e o debate acaba simplesmente não acontecendo".

Alguém discorda?