sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Blog oficial do orkut informa

Se você c procurou e não encontrou o perfil daquele seu amigo no orkut, ele deve ter sido deletado por estar fazendo propaganda política de um candidato, o que é proibido nessas eleições.

Veja o que o blog oficial do orkut informa:

A política no Brasil e no orkut

Uma grande parte da atividade recente no orkut tem sido relacionada às próximas eleições no Brasil, e estamos muito empolgados com isso! Discussões sobre questões oportunas e que são importantes para vocês são cruciais para fazer do orkut um lugar legal para se conectar aos seus amigos. Entretanto, gostaríamos de compartilhar com você algumas limitações em relação aos tipos de atividades políticas que podem acontecer no orkut devido às leis brasileiras.

Embora a lei brasileira permita discussões políticas, ela não permite propaganda política no orkut. A lei exige que retiremos seu perfil ou comunidade quando soubermos das seguintes atividades:

Propaganda direta no perfil: você não pode mostrar o número nem o nome do candidato em seu perfil pois isso é considerado um convite para votar nele.

Fotos em perfis e álbuns que sejam simplesmente banners dos candidatos.

Comunidades que sejam um chamado para se votar em um candidato.

É possivel que ficaremos sabendo de outras atividades consideradas como propaganda política pelas leis brasileiras. Também há exceções a essa regra em alguns poucos estados brasileiros e, nesses casos, não podemos remover o conteúdo.

Para obter mais informações, consulte este site que contém as leis brasileiras em detalhes.
Postado por Equipe do orkut

http://blog.orkut.com/2008/09/poltica-no-brasil-e-no-orkut.html

Café com Política, Futebol e Violência

Um dia desse ao chegar tarde da noite no prédio onde moro, fui abordada por um torcedor do Coxa perguntando se eu tinha candidato para vereador. Não respondi, apenas sorri! Daí ele falou: "pô, vota aí no Papagaio!". No que eu pensei: "ele tá tirando com a minha cara,fala sério!Pedi voto pra Papagaio é demais!"

Eis que ontem assistindo ao meu programa favorito, o HEG, quem eu vejo na TV? O tal Papagaio candidato a uma vaga na Câmara dos Vereadores. Foi então que fiquei sabendo que trata-se do presidente da torcida Império Alviverde.


Papagaio promete, se eleito vereador, lutar para acabar com a violência nos estádios. Interessante, não? Seria bom que ele começasse a fazer isso desde já, aproveitando que domingo teremos o clássico atletiba, pois eu que moro há poucas quadras do Couto Pereira não me atrevo a sair de casa quando rola a bola por lá.

Se fizesse como presidente de maior torcida organizada do Coritiba o que promete fazer se for vereador, eu até votaria do Papagaio.

Nova pesquisa do Ibope

Nova pesquisa do Ibope divulgada ontem (25) pela RPC aponta Beto Richa com 73% e Gleise com 16%. Reitor Moreira, candidato de Requião, e Fábio André Segatti Camargo estão empatados com 1%. Margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Nota-se que continua tudo na mesma!

Já os demais candidatos não pontuaram.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Carta para o meu pai

Esse post nada tem a ver com política. Fala de saudade, de despedidas, do meu velho pai. Daqui a alguns dias completará três anos que ele se foi. A saudade parece aumentar a cada dia. Sempre falo para os meus amigos que por mais que a gente expresse todo amor que sentimos pelas pessoas que nos cercam, sempre que perdemos alguém fica aquela sensação de que poderíamos ter feito mais, conversado mais, ter dito mais vezes "eu te amo", "você é especial", "tô com saudades", porque depois, o que fica mesmo são as lembranças de momentos fraternos como esses que eu acabei de falar.


Pai

Setembro pra mim significa um mês de partidas e despedidas. Talvez seja por isso que tenho sentido tanta saudade nesses últimos dias. Quantas lembranças este mês me traz à memória.

Lembro do último abraço que te dei antes de vir pra Curitiba. Foi numa tarde de domingo de setembro. Ainda guardo vivo na memória o momento em que eu estava na porta do avião e meu celular tocou, era você com a voz embargada falando do seu orgulho por mim, me desejando sorte, mandando que eu fosse feliz e pedindo que eu nunca esquecesse do meu velho pai, como se isso fosse possível.Tentei ser forte pra não chorar, mas bastou você desligar pra eu me desfazer em lágrimas e chorar a viagem inteira. Acho que era medo. Não de recomeçar a minha vida longe de casa, mas de nunca mais te encontrar.Você já estava doente. Eu quase desistir da viagem e você falou pra mim: “minha filha, aconteça o que acontecer, a vida segue, por isso vá!”.

Passou um ano e a gente se reencontrou. Setembro.Mais uma despedida. Um longo abraço, olhos marejados e um “eu te amo, pai!”, seguido de um tímido “eu também”. Naquele momento senti que ainda nos reencontraríamos. Vieram as férias e passamos uma semana juntos. Longas conversas, muitas lembranças acompanhadas de risadas e lágrimas teimando em cair. Não era setembro, era fevereiro e mais uma despedida. Dessa vez, foi diferente: um longo abraço e um grande silêncio. Foi a última vez que nos encontramos...e parecia que nós dois sabíamos disso!

Depois nossas conversas foram só por telefone. Conversas cada vez mais raras porque você sempre se cansava e se emocionava ao falar. Era tão difícil pra mim e imagino que pra você também. Lembro que você atendia às minhas ligações eu falava “pai, sou eu!”. E você respondia ‘eu sei que é a minha filha do peito’, e toda orgulhosa mesmo sabendo que era mentira e que você falava isso pra todas, ou você pensou que eu não sabia que você falava a mesma coisa pra Meyta e pra Jéssica, essa sim a sua filha do peito e também do coração que batia dentro dele.

Como esquecer aquele primeiro de setembro você vindo em minha direção com os braços abertos falando ‘minha filha, eu vim me despedir, chegou a hora de partir’ e eu acordei chorando, sentindo o teu abraço. Assustada, liguei pra você e perguntei se estava tudo bem você respondeu que sim. Vinte e nove dias depois você partiu. Não tive a oportunidade de te dar o meu último adeus, por isso quero te agradecer por você ter se despedido de mim mesmo que em sonho. Isso me conforta, ajudar amenizar a saudade que sinto de você.

Pai, com a distância aprendi a importância de falar para as pessoas o quanto nós as amamos mesmo supondo que elas já saibam. E apesar de ter te falado tantas vezes que te amava, tenho a sensação que muitas palavras não foram ditas, por isso eu to escrevendo esta carta. Eu agradeço tudo que você fez por mim, sei que foi o seu melhor e que você sempre quis o meu bem. Desculpa se às vezes não te compreendi e fui mal-criada, resmunguei, não te ouvi. Nunca duvide do meu amor por você. Eu tenho muito orgulho de ter sido teu melhor presente de aniversário. Bom, isso é um segredo meu e seu. Eu continuo te amando assim...à distância.

Ah, sabe aquele último pedido que você me fez? Pois é, eu continuo tentando e quantos aos erros que cometi, espero que você me perdoe, de onde você estiver.


Saudades

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Café com Política...e piada!

Comentário de um leitor do Fabio Campana:

"A última pesquisa acabou com o mito de que Requião não transfere votos. Transfere sim. Já transferiu todos os votos que tem hoje em Curitiba para o Moreira".

Sai mais uma pesquisa...nos EUA!

Se aqui em Curitiba as pesquisas de intenção de votos não apresentam nenhuma novidade, já nos United States of America a história é bem diferente: o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama agora está 9 pontos a frente do candidato republicano John McCain na disputa eleitoral norte-americana.

Há duas semanas a disputa estava praticamente empatada, McCain tinha 49 por cento, contra 47 por cento de Obama. Segundo os analistas, Obama vem sendo beneficiado devido à atual crise financeira pelo qual os EUA vem passando.

Michael Moore lança filme sobre eleições grátis na Internet

O cineasta Michael Moore lançou na terça-feira seu novo documentário gratuitamente pela Internet, na esperança de incentivar os jovens norte-americanos a votar na eleição presidencial de novembro, de preferência em Barack Obama.

No longa "Slacker Uprising" ("A revolução dos preguiçosos"), Moore percorre Estados que seriam decisivos na eleição presidencial de 2004. Em nota, o engajado diretor de "Fahrenheit 11/9" disse que o lançamento gratuito - em vez de nos cinemas - é "um presente para os meus fãs."

"O único retorno que esperamos é o maior comparecimento dos eleitores jovens às urnas em novembro", disse Moore.

Embora o documentário aborde os esforços do diretor para levar jovens de todo o espectro político às urnas, ele não esconde que o filme é também "um tributo aos jovens eleitores que vão salvar este país de mais quatro anos de governo republicano".

Michael Moore vem fazendo carreira como cineasta engajado. Em 1989, investiu contra as grandes corporações com "Roger & Eu". Em 2002, o alvo foi a indústria de armas ("Tiros em Columbine", que ganhou o Oscar), e em 2007 foi o setor de saúde ("SiCKO").

Ele incentivou os fãs a baixarem, passarem por email e compartilharem o filme, que custou 2 milhões de dólares. Recomendou também que seja exibido em escolas, faculdades, igrejas e centros comunitários. "Não quero ver um tostão disso", afirmou.

Ele disse que vários sites, como iTunes e Amazon.com, oferecem o filme em "streaming" ou para baixar gratuitamente.

O lançamento foi acompanhado de um bate-bapo de uma hora com os fãs. Centenas de eleitores de Obama responderam nos fóruns do site www.slackeruprising.com, agradecendo Moore pelo filme.

"Nossa, realmente gostei do filme. Mandei para todos os amigos no yahoo, myspace, facebook. Não dá para ter outro republicano na Casa Branca. Vote Obama-08", escreveu o usuário Don.

Para os excluídos digitais, o documentário também está disponível em DVD de baixo custo.

Fonte: Agência Reuters

Preconceituosa, eu?!?

Toda vez que eu leio, ouço ou vejo alguma notícia relacionada ao candidato do PC do B, logo me vem à mente a imagem de um homem carracundo com a barba desalinhada, que rapidamente vai sendo substituída pela bela imagem de um jovem rapaz bonito e simpático chamado Ricardo Gomyde.

Muitos irão me acusar de estar sendo preconceitosa por associar o PC do B a homens barbudos. Mas não é nada disso não. Vou explicar. É que a figura mais marcante do Partido que tenho em mente (em termos de proximidade - que fique claro!)é o deputado amazonense Eron Bezerra, marido da deputada federal Vanessa Grazzionti. Ele é exatamente assim: barba desalinhada e rosto carracundo. Pura aparência, pois o Eron é extremamente doce, simpático e atencioso. Sem contar que é inteligentíssimo, competente e atuante. Enfim, um político raro!

Conheci o Eron quando trabalhei há uns dez anos na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas e tive a oportunidade de acompanhar de perto o seu trabalho.




Bonitinho!

E o candidato mauricinho do PC do B, Ricardo Gomyde hein? Dessa vez, nem pontuou!

Assim, ele vai perder o posto de queridinho do Requião para o Moreira, principalmente depois da troca de elogios entre ele e Beto Richa.

Parece que ele também anda querendo tirar uma casquinha na popularidade de Richa ou então quem sabe ganhar uma secretaria. É esperar pra ver!

E o Moreira, hein?

A mesma pesquisa mostra que o candidato de Requião, Carlos Moreira, do PMDB, finalmente ultrapassou a casa de 1% subindo para 2%.

Olhando assim, um crescimento de 100%. Mas se considerarmos a margem de erro...

Mais uma pesquisa, nenhuma mudança!

Pesquisa Vox Populi divulgada ontem (23) pela RIC TV mostra que, nos últimos dias, não teve nenhuma mudança signitificativa na intenção de votos dos eleitores curitibanos: Beto Richa continua acima dos 70% de intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 73%, agora tem 71%, enquanto Gleisi Hoffmann, do PT, subiu de 12% para 15%.

Beto se mantém na faixa dos 70% e Gleisi não passa dos 15%. Aanalisando todas as pesquisas divulgadas por diferentes institutos, podemos observar que os candidatos oscilaram dentro da margem de erro, ou seja, nada digno de nota ou comentário.



segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Saudemos a primavera!



Essa é boa!

"Eu transfiro votos. O Moreira é que não os recebe."

Frase do governador Roberto Requião sobre os baixos índices de intenção de votos até agora conquistados pelo seu candidato a Prefeito, Carlos Moreira>

sábado, 20 de setembro de 2008

Deu na Veja: Beto Richa, o dono de Curitiba!


Beto Richa é destaque na Revista Veja que está nas bancas. Dá só uma olhada o que diz a matéria de Igor Paulin e que você lê aqui.

Se as urnas confirmarem os resultados das pesquisas eleitorais, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, terá uma das maiores votações proporcionais do país. Todas as aferições indicam que o novo mandato do tucano será endossado por, pelo menos, 70% dos eleitores curitibanos. Juntos, seus adversários poderão ter menos de 20% (veja o quadro). Esse resultado o deixará a um passo de conquistar o governo do Paraná em 2010. “É o favorito para a sucessão estadual”, diz o deputado Gustavo Fruet, também tucano. Richa suou para atingir os níveis atuais de popularidade. Chegou ao poder em 2005, depois de uma campanha dura, na qual derrotou o PT no segundo turno. Uma vez eleito, aumentou sua taxa de aprovação submetendo seu programa de obras nos bairros à população local, um expediente inspirado nos orçamentos participativos do PT. A estratégia deu resultado, mas a aprovação de Richa só disparou em 2007, quando ele rompeu com o governador Roberto Requião, um ralo que escoa a popularidade de qualquer político no Paraná.

Longe de Requião, Richa erigiu sua reputação de bom gestor. Uma pesquisa feita pelo Datafolha neste mês mostra que ele é o mais bem avaliado entre oito prefeitos de capitais. Ganhou nota 8, à frente de líderes de aprovação, como o petista Fernando Pimentel, de Belo Horizonte. É tão bem avaliado que sua principal adversária, a petista Gleisi Hoffmann, agora só pede aos curitibanos que adiem sua decisão para o segundo turno. Antes disso, Gleisi, que está a 57 pontos do prefeito, tentou atacar a atual administração. Criticou o transporte, a saúde e a educação. Além de não atingir Richa, feriu o que o eleitor curitibano mais preza: a boa imagem de sua capital. A reeleição fácil de Richa fez com que os cardeais tucanos corressem a Curitiba para tirar uma casquinha de sua popularidade. Os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, já foram. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, idem. A cúpula do DEM também compareceu.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

HEG: Bizarrices II

Eu morro de ri quando aparecem aqueles candidatos que se apossam de alguns bordões que são marcas registradas de alguns jornalistas famosos como:

" - Olá, tudo bem?" - de Paulo Henrique Amorim.
" - Alôôô você!" - de Fernando Vanucci.

E a cara que eles fazem?

E as rimas de alguns candidatos?

Fala sério!Isso é muito melhor que qualquer terapia...e como o próprio nome já diz é gratuito (Horário Eleitoral Gratuito!).

HEG: Bizarrices I

Eu adoro assistir às perfomances dos nossos candidatos no Horário Eleitoral Gratuito (HEG). Fico pensando o que será das minhas noites sem o meu programa de TV favorito quando o HEG acabar? Achou esse meu gosto bizarro? É, pode até ser!Mas não é exatamente dessa bizarrice que estou falando e sim das perfomances hilárias de alguns candidatos a vereador de Curitiba.

Assistindo ao programa ontem deparei-me com a seguinte cena: um certo candidato (que eu não lembro o nome!) de um certo partido (que eu não sei qual é!) apareceu do lado de um rio poluído ( eu acho!), tapou o nariz e apontou para a fonte do mau-cheiro. Exatamente assim, sem falar nada! Percebeu a criatividade do cara??? Deu o seu recado em 5 segundos e eu, depois de um dia estressante no trabalho, dei boas e sonoras gargalhadas. Tá vendo?É por isso que vou sentir saudades...

Sai mais uma pesquisa

Parece post repetido, mas não é...

Os números das últimas pesquisas é que continuam praticamente iguais. Em todas, os candidatos oscilaram dentro da margem de erro, ou seja, nenhuma mudança significativa. Para desespero da oposição!

Ontem (18), a RPC divulgou pesquisa realizada pelo Datafolha/Folha de São Paulo, que mostra que Beto subiu 1% enquanto Gleise Hoffmann, do PT, estacionou. Beto Richa subiu de 71% para 72 % e Gleisi manteve os 15% da última pesquisa do Dataf.

Fábio Camargo, Carlos Moreira, Ricardo Gomyde e Maurício Furtado têm 1% cada. Bruno Meirinho e Lauro Rodrigues não pontuaram.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Eleitor americano...de mentirinha!

Pessoal,

Olha só que bacana: um site criou uma votação mundial entre Obama e McCain e você pode escolher um dos candidatos. Se você aí quiser votar (de brincadeirinha!) para presidente dos Estados Unidos, é só acessar aqui.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Por falar em felicidade, de novo!

Mas quem está feliz mesmo é o candidato à reeleição Beto Richa.

Ontem (16), a RIC TV divulgou pesquisa realizada pelo Vox Populi, que mostra que Beto subiu 1% enquanto Gleise Hoffmann, do PT, caiu 4%, em relação à última pesquisa. Beto Richa subiu de 72% para 73 % e Gleisi dede 16% desceu para 12%, aumentando a diferença entre os dois para 61%.

Na pesquisa espontânea , em que não é apresentado o nome do candidato, Beto lidera, com 66% das intenções de voto, já Gleisi ficou com apenas 10 % .

Beto só "perde" para Gleisi no quesito rejeição: 20% disseram que não votariam na candidata do PT de forma alguma, enquanto só 4% dos entrevistados afirmam que, em hipótese nenhuma, não votariam em Beto Richa.

Por falar em felicidade...

Ontem (16), a candidata do PT, Gleisi Hoffmann me pareceu muito feliz ao ir do Portão até a Praça Rui Barbosa...de biarticulado! Isso mesmo, a elengatérrima candidata passeou de bus!

A julgar pelo sorriso estampado no seu rosto ao final da aventura, Gleisi parece que gostou de andar de busão, apesar de criticar bastante sistema de transporte de Curitiba, afirmando que a passagem é muito cara para o conforto que é oferecido à população.

Gleisi falou dos biarticulados e do sistema de ligeirinhos, da superlotação e das longas filas nos horários de pico. “Por isso Curitiba precisa voltar a inovar no transporte, coisa que não fez nos últimos quatro anos”, disse.

Café com Política...e Felicidade!!!

Teste on-line

O Globo Online fez um teste com os candidatos a Prefeito de São Paulo enviando a cada um, por e-mail,uma pergunta sobre trânsito com o objetivo de avaliar como os prefeturáveis estão tratando a rede nessas eleições.

Conclusão: dois candidatos nem têm site (?!?), alguns não disponibilizam e-mail e vários não responderam. Quem deu atenção ao teste foram exatamente aqueles que ocupam os primeiros lugares nas pesquisas de intenção de votos.

O resultado completo, você confere aqui.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

De dar invenja...à oposição!


De FHC ao desembarcar ontem no aeroporto Afonso Pena, sobre os índices de aprovação de Beto Richa: “É de dar inveja. Beto está numa maré crescente, e maré crescente não se reverte. O progresso em Curitiba é visível e Beto tem uma administração firme, voltada para o social. Sua ação para o combate às drogas é um exemplo para o País. O PSDB tem várias gerações de grandes líderes e Beto é um deles.”

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

FHC em Curitiba

Deu no Ancelso Gois

Beto Richa, prefeito de Curitiba candidato à reeleição, deve pegar uma carona na ida de Fernando Henrique a Curitiba para participar do Congresso Brasileiro de Nefrologia e captar umas imagens para sua campanha eleitoral.

A piada no PSDB local é que, depois da eleição, FH, gaiato, ainda vai fazer graça dizendo que elegeu Beto. É que Beto, franco-favorito na disputa, pode até ganhar no primeiro turno.

Segundo turno?!?

Ontem, rolou um debate entre os candidatos a Prefeito na TV Educativa. Eu não assisti. Pelo jeito, eu e meio mundo né? Li hoje nos jornais e blogs afins que a audiência foi baixíssima. Li também que os candidatos Beto Richa e Lauro Rodrigues não compareceram e que a tônica do debate foi um provável segundo turno, que, segundo os oposicionistas, deverá acontecer, colocando, assim, em xeque os números das últimas pesquisas divulgadas.

Quem viver, verá!

Entendeu agora ou quer que eu desenhe?

Alguns amigos meus me perguntaram o que eu quis dizer quando escrevi "Sorte que eu tenho consciência política..." no post anterior ao me referir à beleza do Ricardo Gomyde.

Como entender é um luxo para poucos (brincadeirinha, tá amigos?) , vou explicar: é que para ganhar o meu voto é preciso muito mais que um rostinho bonito, bem diferente do que eu pensava em 1989 quando eu era apenas uma menina. Naquela eleição para presidente, eu tentei convencer a minha mãe a votar no príncipe, ou melhor, no candidato Ronaldo Caiado só porque ele parecia uma príncipe montado em seu cavalo no programa do HEPG. Claro que eu não consegui convencer minha mãe, pois ela tinha consciência política (nem tanto!) e ela acabou votando no Collor.

Pois é, daí passaram-se quase 20 anos e eu amadureci bastante politicamente falando e os meus critérios para escolher os meus candidatos são muito mais rígidos, certo?

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Disputa acirrada II

Ricardo Gomyde, do PC do B, e Carlos Moreira, do PMDB travam um duelo particular para ver quem chega primeiro ao coração do padrinho Roberto Requião mostrando quem é o candidato mais viável da ala do governador.

Por enquanto, Moreira leva vantagem pois tem 1% das intenções de voto, enquanto Gomyde tem menos de 1%.

Nota desta blogueira que vos escreve: No quesito beleza, Gomyde ganha disparado. Sorte que eu tenho consciência política...

Disputa acirrada I

Ainda sobre a pesquisa divulgada pelo Ibope, no quesito rejeição Fábio Camargo lidera com 23%, seguido de Gleisi, Moreira e Bruno Meirinho (PSOL), que estão empatados com 22%.

Considerando que a margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos, Fábio, Gleisi, Carlos e Brunos estão tecnicamente empatados. Só nos resta esperar para ver quem vencerá essa disputa no final.

Neste quesito, Beto está em último lugar com 6%.

Café com Política

Mais motivos para Beto sorrir!

Deu hoje na Folha de S.Paulo:

Beto Richa é 1º em ranking de prefeitos

Os prefeitos de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), foram os mais bem avaliados pela pesquisa Datafolha feita em oito capitais. Conforme o levantamento, Richa obteve nota 8 numa escala de 0 a 10. A de Pimentel foi 7,6.

Candidato à reeleição, o tucano lidera as pesquisas de intenção de votos na capital paranaense. Se a eleição fosse hoje, Richa venceria no primeiro turno com 74% dos votos, conforme a pesquisa Ibope divulgada na noite de anteontem. A segunda colocada, Gleisi Hoffman (PT), obteve 13%.

Pelo que tudo indica (e não por acaso!) Beto fica.

Rindo à toa!

Beto Richa continua rindo à toa. E O candidato tucano tem motivos de sobra para sorrir. Depois de reunir as duas grandes lideranças nacionais do PSDB, Aécio Neves e José Serra, num grande jantar de apoio a sua candidatura, demonstrando que o candidato é a maior estrela tucana nessas eleições municipais, a RPC divulgou ontem, dia 10, a terceira pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de voto para a prefeitura de Curitiba.

Na pesquisa, Beto aparece com 74% das intenções de voto, enquanto a sua principal adversária Gleisi Hoffmann (PT) aparece com 13%. Beto subiu 4 pontos em relação a última pesquisa do Ibope e Gleisi parece que pegou o beco, ou melhor, a ladeira e apresentou uma queda de 3 pontos.

Na pimeira pesquisa, divulgada no dia 11/08, Beto tinha 72% e no levantamento do dia 29/08 o candidato tinha 70% das intenções de voto. Gleisi estava com 13% na primeira pesquisa do Ibope, subiu para 16% na segunda e agora voltou para 13%. A candidata do PT continua na segunda posição, mas oscilou negativamente em relação ao que tinha conquistado na pesquisa do dia 29 de agosto.

Pelo que tudo indica o prefeito Beto Richa será mesmo o campeão de votos nas capitais, coroando uma administração aprovada quase por consenso, pois se somarmos os 29% que consideram a sua administração ótima, os 53% que a consideram boa e 13% que a consideram regular, o índice de aprovação do prefeito chega a 95%.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Entederam o porquê do sorriso do Beto?

Beto Richa está muito bem na foto mesmo! Sentado entre dois presidenciáveis que, durante entrevista coletiva concedida ontem (9), não pouparam elogios a sua administração frente à Prefeitura de Curitiba, Richa era só sorrisos.

“Beto faz a melhor administração municipal, por isso tem tanta aprovação da população. Chegar a esses 85% é meu sonho”, disparou Serra. Já Aécio falou que a “Gestão de Beto Richa é modelo para um Brasil moderno”. Entenderam agora?

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Quase uma unanimidade!

A primeira pergunta feita aos candidatos a Prefeito de Curitiba no 2º debate promovido pela Band foi a respeito da posição de cada um sobre a questão do aborto.

"Sou contra o aborto e a favor da vida"! Seis dos oito candidatos usaram este velho clichê, com algumas pequenas variações e considerações. Veja um resumo das respostas de cada um:

Gleisi Hoffmann criticou a falta de políticas públicas voltadas para as mulheres e declarou "sou contra o aborto e a favor da vida!

Carlos Moreira falou da sua experiência como médico e ressaltou que não mudaria em nada a lesgislação sobre aborto, pois "como médico tenho que defender a vida, portanto sou contra o aborto e a favor da vida".


O bonitinho Ricardo Gomyde - citou Zilda Arns que defende a legislação atual sobre aborto no Brasil, criticou o sistema de saúde e falou: "sou contra o aborto e a favor da vida!"

Já o galã Fábio André Segatti Camargo falou que o aborto é uma questão de política pública e declarou adivinha o quê? Isso mesmo: "Sou rigorosamente contra o aborto e a favor da vida!"Não sem antes dar boa noite pra Deus e o mundo...

Beto Richa destacou que o aborto é uma questão regida por lei federal e que no âmbito do municípiojá é realizado um trabalho de conscientização e prevenção da gravidez precoce, uma das principais causas dos abortos praticados. Falou dos principais programa de saúde de Curitiba, com destaque para o Mãe Curitibana. Ah, como cristão, como ser humano Beto é a favor da vida!

Lauro Rodrigues - Eu sou contra o aborto e...ih, deu branco!!!Bom, se tiver o cartão verde...

Para Maurício Furtado (PV), o aborto também é uma questão de saúde pública, mas diferente dos demais candidatos defendeu o aborto nos casos previstos em lei e disse que o Partido Verde é programaticamente favorável ao aborto em condições especiais.

Bruno Meirinho, candidato do PSOL, parabenizou a Band por ter levantando um tema que é considerado tabu e criticou os programas de goverdo que negligenciam a saúde da mulher e disse que é essa questão é tratada por seu partido como saúde pública. Ele se diz favorável ao aborto em casos de violência contra a mulher e de bebês com ancefalia.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Café com Política...e piada!


Frase ouvida na Boca Maldita, no último sábado: “Curitiba precisa de Beto, quem precisa de médico é o Requião”.


Limão mineirinho

No dia seguinte ao 1º debate realizado pela Band em Curitiba, o assunto mais comentado foi a sequência de gafes cometidas pelo candidato do PTB, Lauro Rodrigues que não conseguia completar uma fala sequer.

A perfomance do candidato beirou o ridículo, tanto que ele virou hit no youtube com quase 400 mil acessos e figurou no Top 5 dos vídeos mais engraçados do “CQC” na Band, fazendo a alegria de milhares de internautas.

Mas como nem tudo que parece é, Lauro Rodrigues de bobo não tem nada e ele está capitalizando em cima das gafes cometidas no debate. Afinal, ele conquistou uma popularidade que jamais conseguiria em 1 minuto e 17 segundos no horário eleitoral gratuito e "spots" publicitários de 38 segundos.

Sobre a sua pífia participação no debate, ele fez o seguinte comentário:

"A minha primeira reação foi de constrangimento. Agora, como profissional que sou da área de administração, a idéia é capitalizar isso daí. Com esse limão, vou fazer uma limonada."

E fez! Tanto que no HPEG ele colocou um vídeo com os seus “melhores momentos” no debate e se justificou dizendo que ele não é político profissional e que por isso não domina a arte de discursar: “É fato que eu não sou um homem de discurso". Sugiro que o candidato adote a música Mineirinho , do SPC, como tema de sua campanha:

Levo a minha vida
Bem do meu jeitinho
Sou de fazer
Não sou de falar...(2x)

Numa próxima eleição para vereador poderá lograr êxito, afinal nós estamos no Brasil e nossas casas legislativas estão cheias de políticos bizarros!

Discurso afinado, filme repetido!

Quem viu a entrevista da Gleisi Hoffmann na RPC, o 2º debate da Band e os seus programas no HPEG já notou que a candidata tá com o discurso afinadíssimo: filas em unidades de saúde, falta de vagas nas creches, prefeita humanista, bilhete único, metrô, guarda comunitária, iluminação pública.

O script é o mesmo! A candidata tem que tomar cuidado para não passar a imagem que está apenas seguindo um roteiro preparado pelos seus marqueteiros, pois o discurso é o mesmo (até aqui tudo bem), mas o sorriso, o gestual...tá parecendo tudo muito programadinho com o "marqueteiro" falando: "agora, sorria! fala das creches e faz cara de indignada"! Logo Gleisi que no início parecia tão à vontade e espontânea!


Gente feliz!

Um fato curioso vem me chamando atenção nas ruas de Curitiba nessa campanha eleitoral: são os militantes do candidato a vereador Pastor Valdemir (PRB). Na sua maioria, são pessoas bonitas, simpáticas, bem arrumadas. As mulheres sempre maquiadas e com um sorriso no rosto, seja balaçando bandeiras ou distribuindo santinhos nas ruas da cidade. Tudo de uma forma muito organizada. Por isso, chama a atenção de quem passa. Enfim, uma campanha bonita de se ver!

Conversando com uma jovem militante,muita simpática por sinal, fiquei sabendo que esse pessoal trabalha de forma totalmente voluntária.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Meu nome também é Enéas!

Quem não se lembra do deputado federal Enéas Carneiro que ficou conhecido pelo uso do bordão "Meu nome é Enéas!"? Pois, eis que lá em São Paulo um certo candidato a vereador chamado Luciano Enéas Martinez Nantes Soares (PTN)quis pegar carona na imagem do falecido deputado se apropriando do seu antigo bordão e tentando passar a idéia de que seria filho do Enéas, falando, no HEG, que pretendia prosseguir com o trabalho do seu pai, o Dr. Enéas.

Mas o juiz auxiliar da propaganda da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo Claudio Luiz Bueno de Godoy cortou suas asinhas proibindo o candidato de usar a imagem do falecido deputado federal Enéas Carneiro, alegando que houve imitação com o objetivo de "infundir no eleitor a crença em um elo que não existe". O candidato "veste-se, fala, imposta a voz em óbvia imitação de político notório e já falecido, não o vereador Osvaldo Enéas, mas o deputado federal Enéas Carneiro", concluiu o juiz, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Detalhe: o tal candidato é mesmo filho do Eneás, mas não do Carneiro e sim do Godoy, ou melhor, do Osvaldo Enéas Godoy que já foi vereador e que, em 2002, teve seu registro cassado pelo TRE-SP porque também se utilizou da imagem do deputado falecido, Enéas Carneiro, para fazer sua propaganda. Nunca o velho ditado "filho de peixe, peixinho é" caiu tão bem como neste caso.

E tenho dito!

EUA e Brasil: dois exemplos de uma mesma eleição pela internet

Dois países, duas posturas frente ao direito de manifestação eleitoral pela internet.

Na noite desta terça-feira (02/08), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou pedido de liminar feito pelo portal iG para que as restrições à livre manifestação de apoio a determinado candidato, garantida pela lei 9.504, de 1997, fossem revogadas.

A derrota no TSE fará com que o pedido passe por um julgamento de mérito na Procuradoria Geral da República após o ministro Joaquim Barbosa chegar à conclusão que a liminar não era o meio adequado para que o portal da Brasil Telecom pedisse a anulação.

A ação do iG tem como principal alvo os artigos 18 e 19 da resolução 22.718, promulgada em fevereiro deste ano, que restringem a campanha eleitoral online apenas aos sites oficiais de candidatos restringidos aos domínios com sufixos "can.br".

A argumentação da lei sobre a internet se baseia nos mesmos preceitos aplicados a canais de TV e estações de rádio - a expressão de opiniões ou apoios eleitorais aos candidatos está proibida por ser feita por meio de uma concessão pública.

A restrição abrange também outros serviços que não se configuram como veículos tradicionais de mídia - redes sociais, comunidades digitais ou salas de chat não podem, teoricamente, servir como veículo de divulgação a determinado postulante a cargos municipais.

A mídia impressa de maneira geral (leia-se revistas, jornais e panfletos) estão livres para tal. O iG admite que, em caso de sucesso na liminar, a restrição cai apenas para o portal, mas "abre um precedente" para casos similares.

Lembrar do exemplo do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, é óbvio - o senador de Illinois alavancou sua campanha à Casa Branca - tanto pelo apoio dos jovens como financeiramente - por uma estratégia que tem a internet como um dos seus principais pilares.

Da presença no MySpace, Twitter e Facebook ao anúncio exclusivo do vice-presidente por SMS (que não deu tãããão certo assim...), passando pela rede social My.BarackObama.com e pelo sorteio de viagens para a Convenção Democrata a quem se cadastrasse em seu site (no melhor estilo Willy Wonka eleitoral), foi a internet quem ajudou Obama a bater Hillary e ganhar a nomeação - a matéria de capa da Technology Review de setembro destrincha o fenômeno.

A liderança de Obama frente ao rival republicano John McCain em doações (motivada principalmente pelas doações em "long tail" dos entusiastas do candidato democrata, diz o New York Times) pode ser constatada no ótimo Center for Responsive Politics, que rastreia doações políticas nos Estados Unidos (quando teremos um nacional deste?).

Ainda que tarde, McCain acordou a tempo de conseguir assegurar os melhores links patrocinados relativos a buscas popularmente associadas a eleições, como "economia dos EUA" e "crise hipotecária".

Os Republicanos também tomaram o primeiro resultado patrocinado da busca por "Joe Biden", nome do candidato a vice-presidente de Obama, em estratégia já adotada pela Nokia para combater o iPhone. Não bastasse, o perfil da candidata a vice de McCain, Sarah Palin, passou por uma limpeza horas antes do anúncio oficial dos Republicanos.

Enquanto isto, no Brasil, ficamos com os sites que, na maioria das vezes, chamuscam os olhos e ferem os ouvidos pelos fundos coloridos e pelos jingles de gosto musical duvidoso.

Bem ao gosto do perfil médio do brasileiro que não sai das redes sociais...

Publicado por Guilherme Felitti, às 14h06

terça-feira, 2 de setembro de 2008

As eleições e as novas tecnologias

No último dia 23 de agosto,durante um discurso em Springfield (Illinois, norte dos EUA),o candidato democrata Barack Obama anunciou oficialmente que o senador Joseph Biden é seu companheiro de chapa.

Obama anunciou o que todo mundo já sabia, pois no dia anterior ao anúncio oficial a imprensa americana driblou a assessoria de Barack Obama e furou a estratégia inovadora da campanha do democrata, que divulgaria por e-mail ou mensagens de textos (SMS) o nome do vice da chapa . Ou seja, os milhões de eleitores de Barack Obama deveriam ter sido os primeiros a saber da novidade, mas vários jornais conseguiram essa informação com fontes democratas anônimas e divulgaram na noite de sexta-feira, momentos antes da hora chave que a assessoria enviaria a notícia para os eleitores.

Apesar do furo da imprensa, essa estratrégia de informar os eleitores usando as novas tecnologias conferiu um certo charme à campanha de Obama, dando um ar de modernidade, além de valorizar a relação entre candidato e eleitor, fazendo com que o eleitor sinta-se especial, importante.Tanto que até eu fiquei com vontade de me inscrever no site para receber a tal novidade.

Há várias semanas, a campanha de Barack Obama vinha convidando o público a entrar no site da campanha para se inscrever e receber a mensagem com o nome do vice para as eleições de novembro nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que os eleitores americanos receberam notícias da campanha por meio de mensagens eletrônicas

Enquanto os americanos tentam explorar todo o potencial das novas tecnologias nas campanhas eleitorais, já que elas permitem mensagens diretas a públicos mais específicos e por meios não convencionais, aqui no Brasil o TSE deve suspender o envio de torpedos web durante a semana da eleição, determinando que operadoras de telefonia suspendam, nesse período,o envio de torpedos por celulares em suas páginas na internet.

Aos nossos candidatos, para não serem pegos de calças curtas, só resta investir nas ferramentas mais tradicionais da política, como o bater de porta em porta, o corpo a corpo pelos bairros, distribuir o bom e velho santinho e investir nos programas de rádio e tv. E esqueçam os blogs, os e-mails, as mensagens de textos (SMS)...pelo menos nessas eleições!

Vai um Café com Política aí?

Quem é que não gosta de saborear aquele pretinho básico, o nosso bom e velho café? Ainda mais se for acompanhado de uma boa prosa com os amigos. E se a conversa for sobre política, melhor ainda! Vai um Café com Política aí?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Correndo contra o tempo

Trabalho, ong, jornal, política, casa, família...nossa, é tanta coisa que não está sobrando tempo nem para eu tomar café, imagine para “falar” de política aqui com vocês. E, como diz a canção, eu tenho tanto para lhes falar: análise dos programas dos candidatos a prefeito, os candidatos (bizarros!) a vereador, as duas últimas pesquisas divulgadas, o “fim” do nepotismo, as últimas notícias das eleições americanas...quanta coisa né?

Essa semana vou tentar arrumar um tempinho para colocar esse blog em dia e escrever tudo que eu estou com vontade. Aguardem!!!

Minhas impressões II

Para finalizar a nossa “série” de comentários sobre a “série” de entrevistas dos candidatos a Prefeito de Curitiba para o RPC Notícias – 2ª edição, hoje vamos falar da candidata do PT, Gleisi Hoffmann, entrevistada na última quarta-feira, dia 27.

Ao ser perguntada por que decidiu ser candidata à Prefeitura, Gleisi declarou o seu amor pela cidade e já aproveitou para mandar chumbo grosso em Beto Richa, destacando que Curitiba precisa renovar e apresentar soluções inovadoras para os inúmeros problemas que a cidade apresenta, inclusive no sistema de saúde. E emendou falando que “coincidentemente” assistiu a um programa do atual prefeito onde ele afirma ter construído várias unidades de saúde, que segundo ela, foram feitas com recursos federais e que, apesar da abundância de recursos, Richa não conseguiu tratar com os serviços. Daí aproveitou para falar das filas em unidades de saúde e da falta de vagas nas creches. Inclusive, Gleisi contestou o número de vagas necessárias de creches apresentado por Beto Richa, e citou números do Ministério Público que apontam um déficit de 40 mil vagas em creches na cidade de Curitiba. “Não adianta dizer que fez muito, se o que fez não foi suficiente!”, arrematou.

E os ataques de Hoffmann a Richa não pararam por aí não: “Não sei se falta solidariedade, se as crianças não são prioridade (...). E continuou:”...uma cidade que constrói linha verde, parques, praças, tem um sistema de transporte que já foi referência no mundo e não consegue colocar 9 mil crianças não pode ser chamada de cidade de primeiro mundo”.

Gleisi declarou que deseja ser uma prefeita humanista com um mandato voltado para as pessoas, colocando o ser humano em primeiro lugar. A candidata deu a entender que o atual prefeito não passa de um tocador de obras.

Questionada sobre suas propostas para melhorar o transporte coletivo e o trânsito de Curitiba, Hoffmann falou que a saída é investir no transporte coletivo e uma de suas propostas é implantar o bilhete único, que daria ao usuário de ônibus o direito de fazer várias integrações de ônibus pagando uma única passagem dentro do período de duas horas. A candidata também ressaltou a importância da implantação do metrô. E mais uma vez cutucou Richa ao afirmar que a prefeitura recebeu por duas vezes os recursos financeiros para a implantação do metrô e o projeto nunca saiu do papel. Segundo ela, falta vontade política por parte do atual prefeito.

Quando o tema abordado foi segurança pública na capital, Gleisi disse que acredita que é dever da prefeitura municipal liderar uma força tarefa contra a violência, pela segurança. E prosseguiu afirmando que, no seu mandato se eleita, a guarda municipal será transformada em guarda comunitária para cuidar das pessoas. Ah, ela criticou a política de iluminação pública.

Durante os quatro minutos de entrevista, Gleisi criticou mais bastante o atual prefeito Beto Richa, mas sempre de forma muito elegante. Aliás, Gleisi é elegantérrimaaaaaaa. Ela consegue ser chic sem ser over. É simpática, segura. Consegue passar credibilidade e a imagem de uma mulher competente e que conhece bem os problemas de Curitiba. Gleise Hoffmann promete dar muito trabalho para a oposição...mas nas próximas eleições,de 2010 como candidata à senadora, ou de 2012 novamente como candidata à prefeita. Nesta eleição, Gleisi vai apenas consolidar seu nome no cenário político municipal. É o que eu acho!